mardi, janvier 25, 2005

Inicio das Aulas

Segunda-feira passada começaram nossas aulas. Como em qualquer lugar do mundo, tem umas cadeiras muito boas, outras muito chatas, professores bons e professores ruins. Mas saimos dessa primeira semana com a impressao de termos assistido a mais cadeiras legais do que chatas, com professores mais bons do que ruins - embora alguns sejam meio chatos. Talvez essa primeira impressao se desfaça com o passar do tempo, talvez se fortaleça - uma so semana nao é um bom parametro. Mas as perspectivas sao boas.
Todos os professores falam um frances plenamente inteligivel. Sao poucas as palavras que nos nao entendemos, e geralmente pegamos a ideia geral do que o professor esta falando. Eles sao bem metodologicos e geralmente bem didaticos. Todos entregaram um plano, com a materia dividida em capitulos e os capitulos divididos em seçoes. Os alunos copiam freneticamente tudo o que o professor fala, e ninguém faz perguntas. As aulas da licença sao em um anfiteatro, daquele tipo que a ultima fila é bem mais alta que a primeira, tipo escada, e as do mestrado sao em uma sala de aula normal.
Na primeira semana, todos - ou melhor, quase todos - começaram fazendo uma especie de introduçao da materia. (quase porque o de econometria aprofundada saiu tocando a materia de uma maneira que nao deu pra entender direito o frances e nao deu pra entender nada da materia - apavorante) Ai que nos ficamos orgulhosos da nossa faculdade, porque a gente ja tinha tido tudo aquilo, a gente sabia do que eles estavam falando, e sabia bem! E eis que veio a segunda semana - sim, hoje ja é terça, uma da tarde, e hoje de manha nos tivemos uma aula de politica economica que queimou todos os meus neuronios. Na primeira metade da aula, o professor falou sobre... nem sei direito... algo relacionando a teoria dos jogos com a politica economica do governo, utilizando alguns conceitos que nos "ja sabiamos"... serio, fiquei seriamente preocupada, nos vamos ter que estudar MUITO pra entender essas aulas! Mas enfim... Agora vamos pra "Firmas, Mundializaçao e Desenvolvimento", entregar um trabalho que ja tivemos que fazer... e é so o começo...