samedi, février 19, 2005

Mil visitas e Bruxelas

Ja sao novecentas e cinquenta e poucas visitas! Nao esqueçam de olhar o contador sempre que entrarem, a milesima visita aproxima-se! Ai é so deixar um comentario pra receber um cartao postal nosso! Pra quem nao se lembra é so clicar aqui.
Estamos em Bruxelas, a capital europeia. O que mais tem por aqui é embaixada, e parlamento disso, e palacio daquilo. Sao muitos predios publicos, quase toda a cidade é isso. Alias, a embaixada americana é algo à parte: parece uma guerra, sao dois furgoes com homens armados ate os dentes nos dois limites da embaixada, diversos seguranças armados entre esses furgoes, arames farpados, rua trancada, e, evidentemente, porta giratoria com detector de metais, aquela coisa toda. Semana que vem parece que o Bush vai estar por aqui, vimos um jornal orientando os moradores a respeito de como fugir dos inconvenientes que a indesejada visita vai causar.
Ontem so demos uma volta nos arredores do albergue, e nao achamos a cidade nada de mais. Hoje fomos mais longe, e descobrimos que Bruxelas é uma cidade linda. Na verdade, deu vontade de vir morar aqui. A Grand Place, a principal praça daqui, é simpesmente maravilhosa. Trata-se de uma praça normal, mas rodeada de predios esplendidos - o Hotel de Ville, um museu, e alguns estabelecimentos comerciais. Victor Hugo disse ser essa a praça mais bela da Europa. Dai da pra imaginar o que é a tal praça, ne... O Manneken Pis, o gurizinho mijao que é o simbolo de Bruxelas, nos decepcionou um pouco. é uma estatuazinha mini, muito pequena mesmo, num canto da rua. Esperavamos uma fonte, no meio de uma praça, com uma estatua grande, e tal, tanto que quando o vimos, nem acreditamos que aquilo era o Manneken Pis: achamos que era uma replica, uma miniatura, sei la. Mais tarde, fizemos um city tour, que valeu muito a pena. Conhecemos o tal atomo, que é bem grande, o Palacio do Rei da Belgica, e diversos outros pontos importantes e lindos da cidade que passariam em branco.
Embora tenhamos descoberto que Bruxelas é muito legal, achamos que 2 dias foram suficientes por aqui. Entao, adiantamos nossa passagem, e amanha passaremos o dia em Paris. Amanha de noite, ja estaremos de volta à nossa casinha...