mardi, mars 08, 2005

A primeira prova a gente nunca esquece...

Ontem, dia 07 de março de 2005, fizemos nossa primeira prova em terras européias. A matéria era justamente a mais temida: Econometria Aprofundada. Estudamos o fim de semana inteiro, fizemos e refizemos mais de duas dezenas de exercicios, lemos repetidas vezes as anotacoes do caderno, mas o medo persistia. O meu nervosismo era tanto que acordei, no dia da prova, antes de tocar o despertador, e desde aquela hora so fiquei pensando nas formulas que tinhamos que decorar. Mas, antes de ir pra aula, pra completar o quadro de horror, ainda tivemos que pagar o aluguel ao proprietario do nosso studio.
As pernas tremiam, e resolvemos estudar uma vez mais entre o almoço no RU e a prova. Junto com nossas duas amigas eslovacas, estudamos minutos preciosos na biblioteca da faculdade – a essa hora, o nervosismo nao estava mais restrito à minha pessoa...
Chegando na sala, nao achamos nosso nome na lista de inscritos para a prova e, como nao estavamos na lista, teoricamente nao poderiamso fazer a prova, pois os lugares sao todos marcados. Porém, alguém falou com a professora e ela nos mandou sentar em qualquer lugar, adicionando que poderiamos usar o dicionario durante a prova. Alias, o dicionario foi revistado para ver se nao levavamos cola nele, e o material todo, como mochila e cadernos, ficam na frente do anfiteatro.
Recebemos, ainda tremendo, a tal prova: nao estava dificil, mas eu consegui me complicar em algumas questoes teoricas mesmo assim. Quanto à parte de calculo, as minhas respostas e as da Ana foram iguais, entao acho que acertamos. Agora, ja mais tranquilos, podemos começar a pensar na prova da proxima segunda, com muita mais matéria pra estudar do que essa de ontem: Teorias do Crescimento.