vendredi, mai 06, 2005

Ah, La Provence...

Acabei de fazer o primeiro exame final do semestre. A matéria: Integraçao Européia. Fiquei até quase as quatro da manha estudando, lendo um caderno xerocado de uma francesa, e a Ana junto comigo até a hora de ir dormir. A sistematica do exame é meio apavorante, terrorista: desde o momento em que eu entrei na sala, uma mulher nao parou de gritar "Deixem as mochilas embaixo, na frente da sala!". A desconfiança era tanta que ela mandou eu abrir meu casaco e, nao satisfeita, disse pra eu deixa-lo junto com a mochila. Com exceçao de nos, estudantes estrangeiros nao regulares na Universidade, todos, quando entram, recebem um papel com três codigos de barras adesivos, individualizados. Os lugares sao marcados para todos, e os estudantes "normais" colam os codigos de barras na folha de respostas - nem escrevem o nome deles!
Bom, quanto à prova, estava muito dificil, eram duas questoes, e tinha que escolher uma. A segunda, muito impossivel, pedia as principais motivaçoes da Uniao Monetaria européia, e por que o euro era um sucesso. A primeira, que foi a que eu fiz, "so" pedia pra explicar por que a Uniao Européia era um mercado comum completo so no papel, por assim dizer. A Ana, que viu todos saindo, disse que todo mundo saiu apavorado da prova, e com razao, né?
Mas agora a primeira prova ja passou, so faltam três, entao hoje vamos sair, jogar um poker, pra relaxar. Agora, vamos botar outras fotos da nossa saudosa viagem:
Image hosted by Photobucket.com
Nossa unica foto em Aigues Mortes, a segunda cidade murada da viagem. A estatua é de um rei francês, e fica no centro da praça central, rodeada de restaurantes com mesas ao ar livre.
Image hosted by Photobucket.com
Arles, a cidade em que quase dormimos na rua. O anfiteatro acima era realmente espantoso, a gente caminhava imaginando como era na época dos romanos, eles passando ali com aquelas togas... La descobrimos que aqui em Poitiers tinha um anfiteatro maior até que o de Arles, mas hoje so tem metade de um arco, nada de mais.
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Vistas de Les-Baux-en-Provence, uma cidadezinha pitoresca encravada em cima de um morro remoto, no meio da Provence. Era incrivel como nessa regiao tinha dezenas de excursoes de estudantes italianos. Nos chegamos à conclusao de que essas viagens devem ser pra eles como é pra nos ir até as Missoes Jesuiticas...
Image hosted by Photobucket.com
Ultima foto de hoje: Aix-en-Provence, uma cidade de tamanho médio, deve ser do tamanho de Poitiers. Super agradavel, fontes por todos os lados, pra onde a gente olhava tinha uma fonte.